BLOG

SÃO JOSE DIA E NOITE

VIVA URBANOVA

 GUIA

  FALE CONOSCO
 
 
 
  PRIMEIRA
  ECONOMIA
 
  POLÍTICA
  SAÚDE
  HUMOR
  OPINIÃO
  DENUNCIA
  EDUCAÇÃO
  ENTREVISTA
  ESPORTES
  CIÊNCIA
  INFORMÁTICA
  MEIO AMBIENTE
  GASTRONOMIA
  TODA MÍDIA
  EXPEDIENTE
  ED. ANTERIORES
  COLUNISTAS
  ACASSIO COSTA
  ALESSANDRO L.
  BÁRBARA LIA
  CARLOS BRICKMANN
  CORREA LIMA
  DELAMARE MC
  DORA DIMOLITSAS
  ELICIANE ALVES
  ELIÉZER ZAC
  FLÁBIA FARIA
  GABRIELA MORI
  G. BOLAÑOS
  JOCA FARIA
  JOSÉ A. FILIPPO
  JOSÉ R BESSA
  JOSÉ SESPEDES
  LORA SALIBA
  LUCIANE BARBOSA
  MARLI GONÇALVES
  PEDRO PORFÍRIO
  RICARDO FARIA
  RITA ELISA
  ROBSON MARQUES
  RONALDO DURAN
  SIMONE NEJAR
  SYLVIO MICELLI
  TELMA CARVALHO
  VINICIUS NOVAES
  SUPLEMENTOS
  DECORAÇÃO
  MULHER
  TURISMO
  S. JOSE DOS CAMPOS
  A CIDADE
  SUA HISTÓRIA
  SUA GENTE
  PERSONALIDADE
  GALERIA
  ESPAÇO USP
  TECNOLOGIA
  COMUNICAÇÃO
  PÉ NA ESTRADA
 
 
 
 
   

 

  27.11.2009 00h.15  
  Sessão Magna Pública  A loja Maçônica, Cavaleiros Unidos do Vale do Paraíba 541, realizou, na noite do último dia 23, uma Sessão Magna Pública, como parte dos festejos do seu décimo aniversário de fundação que acontecerá no dia 9 de dezembro. Lá estivemos com o Professor Darwin Bassi, representando a Associação Nacional dos Amigos da Educação - ANAE.

Ricardo Faria (*)

 
 

O evento, no Templo Mário Covas, no Jardim das Indústrias, foi dirigido pelo Ir:. José Cláudio dos Santos e contou com a presença de vários maçons de São José dos Campos, de outras cidades e também com uma palestra do Tenente Brigadeiro do Ar e Ministro Aposentado do Superior Tribunal Militar, Sergio Xavier Ferolla.

Sergio Xavier Ferolla - Foto Ricardo Faria, 23.11.09O Brigadeiro discorreu  sobre Recursos Energéticos, enfocando bio combustíveis, energia nuclear e a extração de petróleo na camada Pré Sal, no litoral brasileiro.

Falou da adição do álcool à gasolina e sobre o próprio motor a álcool, inventado pelo Professor Urbano Ernesto Stumpf, falecido em maio de 1988, aos 82 anos.

Segundo Ferolla, “O mundo de hoje é completamente diferente, a situação econômica evoluiu de maneira surpreendente. A sociedade brasileira está muito mais madura, mais consciente dos seus direitos e deveres. Isto se reflete no próprio conceito de cidadania e cria horizontes completamente diversos dos que tínhamos.”

Celso Eustáquio de Avelar - Foto Ricardo Faria - 23.11.09Maçonaria – Ir:.Celso Eustáquio de Avelar, um dos fundadores da Loja Cavaleiros Unidos do Vale do Paraíba 541, esclareceu: “A Maçonaria é uma associação de pessoas que praticam a filantropia, estudam Filosofia, os aspectos históricos do Brasil, do mundo, os grandes problemas nacionais e internacionais. Na palestra de hoje, por exemplo, abordamos o setor de energia.

A Maçonaria que conhecemos vem de 1696, na Escócia. Entretanto, há notícias mais antigas. Alguns historiadores registram seu nascimento no Egito onde os artesãos já usavam aventais e luvas para se proteger no trabalho, tinham momentos de meditação e senhas secretas para adentrar determinados locais.

Em São José dos Campos, temos dezesseis lojas, cinco das Grandes Lojas e outras do Grande Oriente de São Paulo. A nossa Loja é ligada às Grandes Lojas, as mesmas do seu pai e do seu avô.”

 

Fotos: Ricardo Faria

Histórico da loja Cavaleiros Unidos do Vale do Paraiba, 541

por Ir:. Celso Avelar

A partir da construção do II Templo (o templo maior) da AJOMA – Associação Joseense de Lojas Maçônicas, iniciado no primeiro semestre de 1999, um grupo de dezesseis maçons, treze Mestres, um Companheiro e dois Aprendizes, vislumbrando novos objetivos na Ordem, decidiram fundar, em 1999, a III Loja da GLESP, no Oriente de São José dos Campos, Estado de São Paulo.

Após a conclusão do novo Templo, o assunto mereceu total dedicação e passou a constituir, necessariamente, uma nova empreitada, e o grupo teve que trabalhar em harmonia e zelo, estabilizando, criando um corpo próprio integrado por Maçons antigos e outros recém-iniciados, escrevendo, em um curto espaço de tempo, uma história a ser gravada no Livro de Ouro de nossa Augusta Ordem.

Estabelecidos os Atos Legais, o dia 09 de dezembro de 1999 seria a data oficial da sua fundação, sendo que a Loja adotaria o R\E\A\A\- no qual se tem trabalhado até hoje, realizando suas Sessões às segundas-feiras, a partir das 20:00 horas. Seríamos os primeiros Cavaleiros Unidos do Vale do Paraíba.

Desde modo, foi expedida a Carta Constitutiva Provisória, sendo nos atribuído o número 541. Solucionada a questão do nome da Loja, delineado o espaço físico para o seu funcionamento e principalmente resolvido o aspecto humano, com relação ao elenco de Obreiros de seu Quadro que iriam constituir os fundadores da Loja, conforme ficou registrado na Ata No 001 de 9 de dezembro de 1999 da E\V\.

Empunhando nossas espadas, unidos nos ideais dos antigos e “Pobres Cavaleiros de Cristo” - revestido ainda pela Fé e pela Humildade que devem nortear os trabalhos em Loja - teremos por principio, o Amor aos semelhantes; por base, a Ordem e a Disciplina e o Progresso da Pátria onde somos sentinelas avançadas da Concórdia e da Humildade: “NON NOBIS, DOMINE, NON NOBIS, SED NOMIMI TUO DA GLORIAM”: (Não a nós, Senhor, não a nós, daí a Glória ao Vosso Nome!). Tal como a “Soberana Ordem dos Cavaleiros do Templo de Jerusalém, a Ordem da Milícia do Templo”, a nossa tarefa de Cavaleiro está somente começando e nunca terminará.

Combater pela causa da Liberdade, pela causa da Justiça e dos Direitos dos Irmãos, lutaremos com ardor, sem desfalecer, pela prática permanente das virtudes, buscando a Verdade como baldrame, onde faremos repousar as espadas de todos CAVALEIROS UNIDOS.

Assim, entendemos o espírito do verdadeiro Cavaleiro na sua mais alta acepção etimológica e,desse modo, ficou escolhido o nome de nossa Oficina. Tenhamos serenidade para entender o momento, e confiança por um contínuo e benéfico processo evolutivo.

A Loja CAVALERIOS UNIDOS DO VALE PARAÍBA 541, frutificou e fortaleceu-se, recebendo em 06, de julho de 2000, da E\V\, a Carta Constitutiva Definitiva, sob o registro 30.501, Livro 06, da GLESP, devidamente assinada pelo Grão-Mestre.

É na comparação entre o que fomos, o que somos e o que nos livramos de ser, que encontraremos um perfil correto e isento do nosso papel na sociedade.

As datas marcam os momentos, mas não explicam a história. Conhecê-la é enveredar pelo mundo das causas, onde o tempo é apenas referência.

O atual Presidente dos Cavaleiros Unidos do Vale Paraíba é o Ir:. José Claudio dos Santos.

Fale com Celso Eustáquio de Avelar - ceavelar57@hotmail.com

(*) Ricardo Faria – ricardo@vejosaojose.com.br


Indique para um amigoImprime

topo

©vejosaojose.com.br - reprodução permitida com citação da fonte

4CURITIBA
4PORTO ALEGRE
4SÃO  JOSE
4SOROCABA
 

4A VALE É NOSSA

 

4DEFESA DA VIDA

 
4VIVA URBANOVA
 
4EMPÓRIO DUARTE
 
4SHOPPING 2 RODAS
 

4ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA Serviço garantido

 

4LEITE É COOPER  COMPROVE

 

4DE OLHO NO IMPOSTO

4TENDA ATACADO
4EXTRA - Sempre o melhor preço,confira
 

4MOCC

 

4SHOW TIME

 

4TRIBUNA DA IMPRENSA - A verdade sempre

 

4OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

 

4CARTA MAIOR

 

4BLOG DO PROTÓGENES

 
4JORNALISMO.COM.BR
 

4TORTURA NUNCA MAIS

 
 

4DENUNCIE

 

4CAGUETE

 
JORNAIS
Adcnews
Jornal Andrômeda
Jornal do Povo
Jornal dos Esportes
Jornal Vila Ema
Perfil Mulher
Portal Adyana
Saviver
ValeParaibano 
RÁDIOS
Band 1120 AM  
Band FM
Jovem Pan FM 94,3
Logos FM
975 FM
Piratininga AM
Piratininga FM
Planeta FM 
Stereo Vale FM 
TVs
BandVale
Mix Tv
Record
SBT
Tv Cultura
Vanguarda